Skip to main content

Inegavelmente, a Transformação Digital é uma realidade nas organizações, tanto que uma das maiores empresas de telefonia móvel do Brasil conseguiu otimizar o envio de dados à Anatel com a ajuda da BRQ para automatizar os processos.

Mais do que um espectador da mudança, você pode se tornar um líder de Transformação Digital na sua empresa. É assim que você poderá encabeçar mudanças, orientar pessoas e contribuir para a eficiência do negócio.

Portanto, se deseja estar no centro da transformação, é melhor ficar de olho nas dicas que preparamos. Boa leitura!

Qual é o papel do líder no processo de Transformação Digital?

A Transformação Digital tem como principal objetivo otimizar e simplificar as atividades organizacionais. Assim, processos manuais vão se transformando em digitais, ganhando agilidade, precisão e escalabilidade. No entanto, para que isso seja possível, é importante que as equipes dominem as novas tecnologias que serão empregadas.

Implantar ferramentas inovadoras

É aí que entra o papel do líder de Transformação Digital. É ele quem realizará um planejamento estratégico eficiente e executável, além de liderar as equipes em direção a essa nova realidade, com engajamento e empreendedorismo interno.

Atuar nas modificações estruturais do negócio

Além da implementação de ferramentas, é parte das incumbências do líder realizar modificações estruturais na empresa. Isso não diz respeito apenas ao departamento de TI, mas a todas as subdivisões que envolvem trabalho humano.

Trabalhar a mentalidade e a cultura organizacional

Por isso, a missão do líder envolve uma mudança de mentalidade e de cultura organizacional, para só então conseguir implementar práticas realmente eficientes em relação às rotinas de trabalho. Aí, sim, é que serão abordados os conhecimentos técnicos e as habilidades comportamentais esperadas.

Como liderar a Transformação Digital na prática?

Agora chegou a hora de entender como você pode se tornar um líder de Transformação Digital na sua empresa. Vamos conferir?

Promova o desenvolvimento da estratégia do negócio

Se a sua empresa já entendeu a importância da transição para o digital, é a hora de você começar a contribuir efetivamente para que isso aconteça. Promova o desenvolvimento da estratégia do negócio, seja com ajustes que podem ser incorporados de imediato, como o desenvolvimento de novas soluções digitais ou novos programas de qualificação.

A relevância da evolução tecnológica precisa ficar clara para o negócio, pois só assim ele alcançará a sua maturidade digital. Portanto, participe propondo planejamentos bem fundamentados em inovação e apresente os benefícios que isso pode trazer para o empreendimento.

Invista em infraestrutura tecnológica

Assim como um planejamento pautado em inovação, o investimento em uma boa infraestrutura tecnológica é indispensável para acelerar a Transformação Digital. Junto disso, é preciso desenvolver o mindset e a cultura tecnológica, ou seja, os softwares precisam ser bem-aceitos pelas equipes.

Os investimentos realizados nessa nova infraestrutura devem representar ganhos importantes para a empresa. Por isso, é importante adotar projetos que possam ser escaláveis de acordo com o crescimento do negócio.

Crie uma cultura voltada para a inovação

Trabalhar a cultura organizacional é um passo fundamental para um líder de Transformação Digital. Isso porque a sua equipe deve respirar inovação se você quiser desenvolver produtos e serviços que impactam o mercado e elevam a experiência do cliente.

Então, seja você o propagador e o motivador das novas ideias, demonstre a importância de tentar novos projetos, estabeleça uma comunicação eficiente, ofereça treinamentos e atualizações constantes e, principalmente, esteja disposto a ouvir o seu time. Essa é uma ótima forma de ensinar pelo exemplo.

Quais habilidades são necessárias para um líder de Transformação Digital?

Além das iniciativas que acabamos de conferir, existem outros aspectos específicos que você pode desenvolver em relação às suas habilidades e comportamentos, a fim de ser um bom líder de Transformação Digital. Saiba quais são!

Colaboração

Um líder da era digital é aquele que consegue trabalhar com a colaboração de seus times, além de promover esse mesmo comportamento nas outras pessoas. Ou seja, em vez de se tornar competitivo com o tempo, seu foco está no quanto ele pode contribuir e receber contribuições de diferentes talentos.

Diversidade

Olíder de Transformação Digital vê na diversidade uma oportunidade de expandir e qualificar suas decisões. Portanto, assim como a colaboração, para ele, a diversidade enriquece processos de tomada de decisão, insights e ideias que vão além do óbvio, algo perfeito para a inovação nas empresas.

Agilidade

Esqueça a ideia de perder tempo lamentando o que deu errado. O líder de Transformação Digital erra rápido para acertar rápido. Para ele, novas ideias precisam ser implementadas visando saber se são viáveis e, assim, ajustar as velas o quanto antes para fazer uma solução funcionar.

Aprendizado

No mundo digital, todo erro é, na verdade, uma oportunidade de aprendizado. Então, tudo aquilo que aparentemente não deu certo é encarado como um ponto de vista que não foi considerado, logo, uma chance de melhorar. A equipe aprende junto e é isso que cria valor para a empresa.

Visão estratégica

Enquanto muitos colaboradores estão focados no que está acontecendo hoje, o líder de Transformação Digital tem a sua visão cravada no futuro. Por isso, ele está pronto para aproveitar as melhores oportunidades, mesmo que as pessoas ainda não tenham percebido valor nelas.

Inspiração

Um líder de Transformação Digital é inspirador. Todas as suas ações indicam que ele sabe o que está fazendo, afinal, tem sempre uma direção, é apto para a execução de todos os trabalhos, atua de maneira colaborativa e ajuda a desenvolver as pessoas à sua volta.

Como você viu, a Transformação Digital é uma construção em conjunto. Depende da empresa, das suas lideranças e, é claro, dos seus colaboradores. O líder de Transformação Digital é justamente o profissional que vai fazer o meio de campo entre os interesses das pessoas e do negócio, fazendo com que todos prosperem.

Você é um(a) líder que deseja acelerar a Transformação Digital da sua empresa? Nós podemos ajudar! Entre em contato com a gente!

BRQ fale conosco